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A partir de hoje, iniciaremos uma série de quatro post’s com dicas práticas e diretas de como melhorar o seu processo de recrutamento e seleção.

 

Vamos começar com pontos importantes de Como iniciar um processo de recrutamento e seleção.

O segundo post se refere a Como inspirar candidaturas para seu processo de recrutamento e seleção.

No terceiro post daremos dicas de Como otimizar a experiência da entrevista.

E fechando a série, falaremos Como finalizar o processo de recrutamento e seleção.

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, candidatos possuem propensão maior a responder contatos do gestor da contratação

Como veremos no próximo post da série, candidatos possuem uma certa ligação e curiosidade para com o gestor da vaga.

Um exemplo disso, é que o gestor da vaga é a segunda forma pela qual os profissionais buscam conhecer a cultura da empresa. A primeira forma é uma visita ao local de trabalho.

Para o recrutador pode falar com autoridade com o candidato, seguem algumas dicas:

 

  • Converse o máximo com gestores. Isso colocará você também como uma referência para o candidato, demonstra estar preparado (a) e evita inconvenientes como não saber passar uma informação.
  • Cite pessoas com cargos de autoridade. Dê peso às suas mensagens sustentando que elas foram ditas ou construídas por pessoas com cargos de liderança dentro da empresa (desde que isso seja verdade).
  • Crie sua própria autoridade. Utilize redes sociais, principalmente LinkedIn, para mostrar aos candidatos que você entende do ofício, com conteúdos e vagas para seus seguidores e futuros entrevistados.

 

Para que você possa ter autoridade durante uma entrevista, é importante saber quais são as informações que os candidatos mais gostam de receber no primeiro contato.

São elas: detalhes da vaga, faixa salarial, visão geral da empresa, porque tenho o perfil, cargo, cultura da empresa e missão da empresa.

Abaixo, o percentual de candidatos que afirmaram querer receber essa informações:

 

profissional gestão de pessoas recursos humanos gráfico barras

 

Por fim, mais três dicas psicológicas de como tornar suas mensagens mais atrativas para os profissionais:

 

  • Não forneça todas as informações, deixa alguns dados em aberto para que o candidato fique curioso e questione isso em contatos futuros.
  • Torne a mensagem mais pessoal, faça questionamento inserindo um “você” no início da frase, em vez de apenas “jogar” as informações por e-mail.
  • Seja natural, escreva suas mensagens da mesma forma como fala. Um bom teste para colocar isso em prática é ler o e-mail recém escrito em voz alta.
  • Deixe que ele conduza a conversa, faça perguntas abertas e deixe que ele fale sobre sua vida, carreira e sonhos.

 

Conclusão

Tenha em mente que alguns candidatos preferem receber contato dos gestores de contratações.

Seja seletivo antes de clicar em ‘enviar’ e peça ajuda sempre que necessário.

Ao fazer contato, equilibre o desejo do candidato por muitas informações com nossas dicas de base científica para obter uma resposta.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você.

No próximo post dessa série falaremos sobre Como inspirar a candidatura.

 

Sobre o estudo

Para este estudo, em abril de 2017 foram entrevistadas duas populações diferentes, de mais de 20 países. Todos os participantes são usuários do LinkedIn, segmentados com base em informações e atividades recentes em seus perfis.

6.536 profissionais do mundo inteiro responderam sobre sua experiência no trabalho e sobre projeções no seu futuro.

7.788 profissionais que trocaram de emprego recentemente relataram sua experiência em relação à mudança de empresas.

Principais países participantes: Canadá, EUA, México, Brasil, Argentina, Colômbia, França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Turquia, África do Sul, Polônia, Índia, China. Japão, Malásia, Singapura, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.