entrevista de emprego recrutamento e seleção gestão de pessoas

Como você sabe, este é o terceiro em uma série de quatro post’s com dicas práticas e diretas de como melhorar o seu processo de recrutamento e seleção.

 

No primeiro post, você conheceu pontos importantes de Como iniciar um processo de recrutamento e seleção.

Posteriormente, vimos Como inspirar candidaturas para seu processo de recrutamento e seleção.

Hoje, daremos dicas de Como otimizar a experiência da entrevista.

E fechando a série, falaremos Como finalizar o processo de recrutamento e seleção.

 

Em média, os candidatos passam de 2 a 3 meses no processo entre a candidatura e a contratação, e realizam 3 entrevistas. Do total de candidatos pesquisados, 84% se diz satisfeito com esses números.

Então, para não cansar e desgastar os candidatos recomendamos que você:

 

  • Não tente atrasar o processo. Pode acontecer de o profissional aceitar uma proposta de outra empresa, do que esperar o retorno da sua. Pois o risco de perder ambas é pior do que o benefício de ser aprovado nas duas.
  • Planeje seu processo de seleção para que todas as dúvidas (tanto da empresa quanto do candidato) sejam sanadas entre 1 e 3 entrevistas (dividindo, por exemplo, em entrevista comportamental, entrevista técnica e teste prático).
  • Reserve um tempo em cada encontro para o candidato tirar dúvidas.

 

Para evitar futuras trocas de e-mail intermináveis, você pode fornecer na entrevista as principais informações que os candidatos esperam receber dos entrevistadores.

Elas costumam ser: responsabilidades do cargo, como se adequam à equipe, missão e visão da empresa, salário e benefícios e desenvolvimento de carreira.

Essas informações, assim como a quantidade de respondentes da pesquisa que a assinalaram, se encontram no gráfico abaixo:

 

profissional gestão de pessoas recursos humanos gráfico barras

 

A cultura da empresa é fundamental ser passada para o candidato. Porém é mais fácil ele sentir isso do que simplesmente ouvir de você.

E como fazer o candidato sentir a cultura da empresa?

Infelizmente, os recrutadores são a fonte pela qual os candidatos menos buscam conhecer a cultura da empresa.

Então você pode focar em: visitas físicas ao local de trabalho (também setores, áreas de descontração, almoços e eventos na empresa), conhecer o gestor de contratações, conhecer outros funcionários e mandar o site da empresa atualizado.

Veja como esses pontos se destacam entre os respondentes da pesquisa.

 

profissional gestão de pessoas recursos humanos gráfico barras

 

Se você optar por realizar uma visita ao local de trabalho, porém a visita física possuem problemas para ser realizada, use a tecnologia a seu favor.

Envie fotos e vídeos da empresa, chamadas ao vivo, ou crie um tour 360°.

 

Os três pedidos que os candidatos mais fazem durante a entrevista são:

 

 

  • Conversar com a equipe de liderança. Informe desde o início quando será a entrevista com o líder da equipe

 

  • Saber quais são os próximos passos. Deixe claro todo processo de seleção e quais são os próximos passos, como aguardar e-mail, aguardar ligação, enviar um e-mail com informações faltantes, etc.
  • Saber se receberão feedback. Deixe claro se eles receberão um retorno sobre a entrevista (em caso positivo ou negativo) e até quando isso pode ocorrer.

 

 

 

Evite problemas com o processo de seleção:

  • Defina como o processo de seleção irá ocorrer, quantidade de encontros, duração.
  • Escolha o melhor recrutador para cada vaga, e garanta que eles estejam preparados.

 

Conclusão

Mantenha a entrevista breve, ofereça aos candidatos uma chance de aprenderem sobre o cargo e a cultura e demonstre respeito.

Peça para a liderança encontrar-se com os candidatos e ofereça feedback imediato, melhorando a experiência de entrevista.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você.

No próximo post dessa série falaremos sobre Como finalizar o processo.

 

Sobre o estudo

Para este estudo, em abril de 2017 foram entrevistadas duas populações diferentes, de mais de 20 países. Todos os participantes são usuários do LinkedIn, segmentados com base em informações e atividades recentes em seus perfis.

6.536 profissionais do mundo inteiro responderam sobre sua experiência no trabalho e sobre projeções no seu futuro.

7.788 profissionais que trocaram de emprego recentemente relataram sua experiência em relação à mudança de empresas.

Principais países participantes: Canadá, EUA, México, Brasil, Argentina, Colômbia, França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Turquia, África do Sul, Polônia, Índia, China. Japão, Malásia, Singapura, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.