preto e branco escritório computador máquina de escrever datilografia Como conseguir emprego após os 40 anos - A Principal dica para Conseguir Emprego após os 40 anos -

Tem mais de 40 anos e acredita que, por este motivo, a sua recolocação é dificultada? Vamos pensar sobre isto!

Embora a ascensão da tecnologia traga novas oportunidades aos profissionais da área de TI nas grandes empresas, a demanda tem ultrapassado a oferta de mão de obra. Segundo o IDC Brasil, há hoje mais de 100 mil vagas não preenchidas por aqui.

Diário Comércio Indústria & Serviços

Até 2022, a Softex projeta um déficit de 400 mil profissionais de TI no Brasil.

Terra

Mesmo com essa falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho de tecnologia, existem aqueles que falam sobre um certo preconceito com profissionais mais maduros.

E esse problema, assim como os outros, tem solução. Até porque profissionais acima dos 40 anos possuem qualidade para atuar no mercado durante toda a sua trajetória profissional.

Então, nós aqui da WK, fizemos uma publicação no LinkedIn abrindo portas para esta discussão. E é sobre isso que falaremos hoje, pessoas com mais tempo de experiência e que estão com dificuldades de recolocação.

Lembrando que os nomes das pessoas serão preservados, por isso utilizaremos nomes fictícios.

Portanto se você está com dificuldade para se recolocar, e acredita que isto está ligado à sua idade, continue lendo para ver as histórias que recebemos, e algumas dicas para te ajudar profissionalmente.

Profissionais com dificuldade para conseguir emprego após os 40 anos

preto e branco escritório computador máquina de escrever datilografia Como conseguir emprego após os 40 anos - A Principal dica para Conseguir Emprego após os 40 anos -

Airton, 43 anos, já atuou tanto como analista de negócios, quanto como gestor de projetos de TI. Possui uma graduação completa e três pós pós-graduações.

Trabalhou por 19 anos em um grupo do ramo varejista. Desde março, quando saiu de outra grande empresa, está buscando recolocação no mercado.

Nesse meio tempo, participou de processos seletivos em grandes empresas, porém sem sucesso. Airton já buscava recolocação em 2018, mas foi apenas em 2019 que percebeu a dificuldade de ser chamado para entrevistas.

Uma amiga sua, que atua como Consultora de Recursos Humanos, comentou sobre sua idade. Ela disse que poderia ser um empecilho para conseguir emprego após os 40 anos e obter sucesso nos processos.

Isso se mostrou verdade em uma entrevista que o recrutador afirmou que seu currículo era “bom demais”. Ou seja, as experiências estavam além do que era pedido. E a empresa ficou com medo de contratá-lo, e Airton sair depois de alguns meses por se sentir pouco desafiado.

Ou seja, até aquilo que as pessoas mais maduras possuem de diferencial (que é sua experiência) é visto como um ponto negativo, dependendo da situação.

Outro profissional, que conversamos por Whatsapp, possui 48 anos e disse que não sente dificuldades para se recolocar.

Porém, de uns 7 anos para cá, o seu grande problema tem sido concorrer com profissionais mais jovens e de salários menores.

Após ouvir esse profissional, com a preparação adequada, auxiliamos o mesmo a conseguir uma recolocação em uma empresa aqui de Porto Alegre.

Siga a WK nas Redes Sociais:

Quando os recrutadores não ficam sabendo da sua idade

homem terno identidade Como conseguir emprego após os 40 anos - A Principal dica para Conseguir Emprego após os 40 anos -

Recebemos também por e-mail, o depoimento de outra profissional que passou pela mesma situação:

Meu nome é Marisa, tenho 48 anos, atuo na área de tecnologia da informação desde 1999. Sou formado em administração de empresas com pós em Gestão de Projetos com ênfase em TI pela PUCRS.

Iniciei na área como consultora de implantação de ERP e ao longo dos anos exerci funções de analista de negócios, testes e requisitos, dedicando os últimos quase 10 anos na gestão de equipes/projetos.

Pois bem, nos últimos 3 anos tenho tido dificuldade em me recolocar no mercado de TI.

Tive uma oportunidade em 2018 como gerente de projetos, em uma empresa de outsourcing. Era uma excelente proposta e estava muito motivada, mas infelizmente a empresa teve dificuldade em fechar novos projetos, o que atrapalhou a minha continuidade. Então antes de completar meus 3 meses de experiência, me vi novamente no mercado de trabalho em busca de novas oportunidades.

Mandava muitos currículos, falava com conhecidos, mas não era chamada ou recebia apenas um contato telefônico.

Então decidi conversar com uma psicóloga organizacional por indicação de uma amiga. Comentei com ela a questão da idade e a resposta foi: “no seu currículo a idade foi a primeira coisa que me chamou a atenção” e me sugeriu retirar, entre outras alterações menores. Pois bem, a partir daí comecei a ser chamada para entrevistas presenciais, mas sentia a surpresa no quesito idade.

A área de tecnologia tem cada vez mais jovens o que não vejo problema algum, bem pelo contrário, nova geração chegando mas que pode sim conviver muito bem com a velha geração, todos podem trocar experiências e se ajudar. Independente da idade, todos estamos em constante aprendizado, vontade e motivação não vem de idade.

Como conseguir emprego após os 40 anos

lâmpada luz iluminação ideia criatividade Como conseguir emprego após os 40 anos - A Principal dica para Conseguir Emprego após os 40 anos -

Se você procurar na internet por “como conseguir emprego após os 40 anos”, verá que todas as dicas falarão sobre a mesma coisa: se aplicam não apenas aos profissionais com mais tempo de mercado, mas também a todos os outros.

Você vai encontrar recomendações como:

  • Se atualizar: não deixar de estudar, realizar certificações, participar de eventos, palestras e workshops;
  • Checar as redes sociais: manter seu LinkedIn atualizado, evitar erros ortográficos, ressaltar suas atividades e grandes conquistas pelos lugares que passou;
  • Entrevista: destacar seus pontos fortes para o recrutador, mostrar para eles o que fez nas suas outras experiências, sugerir que você tem potencial para fazer o mesmo na empresa para a qual se disputa a vaga.

Percebe? Para se recolocar no mercado nessa fase da vida, é essencial que você seja o bom profissional que já foi até aqui.

Pense nos momentos que não teve dificuldades para se recolocar e quais foram seus diferenciais:

  • Projetos executados;
  • Problemas solucionados;
  • Equipes lideradas;
  • Premiações.

Isso continua valendo, independente da idade que você tem


Veja nosso ebook com dicas de Entrevista e LinkedIn. Para isso, basta clicar na imagem abaixo:

2019 04 25 12 18 58 Window - A Principal dica para Conseguir Emprego após os 40 anos -

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s para se desinscrever.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ser recompensado $$$ e ainda ajudar um amigo a conseguir uma vaga de emprego?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.

  • Compartilhar