Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência

jose rizzo mesas ti

Na última sexta feira (29), a WK Outsourcing participou do evento Mesas TI, sobre a Indústria 4.0, promovido pelo SEPRORGS, no Hotel Deville em Porto Alegre.

O salão estava lotado. Todos convidados, cerca de 170 pessoas, fazendo seus contatos.

Antes da palestra principal, Diogo Rossato, presidente do SEPRORGS, falou sobre a importância de inserir a TI na educação básica.

O palestrante do dia era José Rizzo Hahn Filho, fundador da Pollux e presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial.

 

3 - Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência

 

No início, José deixa clara a diferença entre Indústria 4.0 e Internet Industrial.

O termo Indústria 4.0 surgiu na Alemanha. Foi uma iniciativa do poder público de garantir a produtividade da indústria nacional.

Segundo a Exame, “O governo alemão queria tratar de um salto de mudanças tecnológicas, de inovações que permitem alcançar um grau disruptivo de digitalização da produção industrial”.

Já a Internet Industrial teve sua origem nos EUA, e nasceu na iniciativa privada, em empresas como GE e IBM.

 

4 - Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência

 

“Internet industrial funciona quando TI (Tecnologia da Informação) e TO (Tecnologia de Operações) passam a trabalhar juntos.”

José defende que a indústria 4.0 é mais uma evolução do que uma revolução, pois as tecnologias que possibilitaram seu surgimento não são atuais.

Um exemplo disso é que o primeiro robô industrial foi criado em 1961. Antes mesmo, em 1953, tivemos o primeiro AGV (carro autoguiado). E a primeira impressora 3D data de 1968.

As novidades então se concentram mais nas tecnologias de Cloud Computing e IoT (Internet das Coisas).

 

6 - Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência

 

Por mais óbvio que seja falar sobre os benefícios da automatização de processos e tecnologias no longo prazo, o fundador da Pollux salienta que os produtos e serviços resultantes da indústria 4.0 irão gerar até 15 trilhões de dólares nos próximos 15 anos.

Essa nova tecnologia vem para resolver um problema da indústria tradicional: a alta demanda por produtos customizados.

Podemos considerar a fabricação de produtos personalizados como ir na contramão, já que a produção de produtos idênticos aumenta a produtividade.

Novas tecnologias são importantes, mas elas não mudam a indústria. Elas possibilitam a criação de novos modelos de negócios.

Empresas como Uber, AIRBNB e Netflix são exemplos disso, pois não criaram as tecnologias que usam.

 

3.3 - Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência

 

Existem outras tendências que exigem o surgimento dessa quarta revolução industrial.

Um deles é sobre a economia do compartilhamento. O exemplo dado por José pode ser muito real em seu cotidiano.

Imaginemos um condomínio com dezenas de apartamentos, onde cada um dos moradores investiu dinheiro para comprar uma furadeira. O uso dessa ferramenta em casa é tão raro, que já sabemos que ficarão a maior parte do tempo sem uso.

Se os moradores se juntassem e comprassem uma furadeira compartilhada por bloco ou por andar, seria uma inevitável economia.

Outra tendência é a precificação baseada em uso: uso uma vez, pago uma vez.

Ao utilizar Uber ou BlaBlaCar, o usuário paga apenas pela sua corrida, não arca com os custos de ter um carro em casa, e o dono evita ter seu recurso ocioso (carro parado na garagem).

Por fim, José falou sobre ecossistemas colaborativos entre empresas.

Destacou, de forma bem-humorada, que o Rio Grande do Sul é estado muito bairrista, tradicionalista. E que isso não pode impactar na relação das empresas gaúchas com outras do Brasil ou até do exterior.

 

7 - Entenda a Internet Industrial e quais comportamentos tornam ela uma tendência


Você é profissional de TI e está buscando melhorar sua posição mercado? Acesse nossa central de oportunidades e pesquise por vagas com o seu perfil.

Você também pode utilizar o link azul no lado esquerdo da tela central de oportunidades para se cadastrar e ser informado quando o seu perfil for selecionado.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK