indústria 4.0 manufatura avançada indústria inteligente 4ª revolução industrial

Indústria 4.0

Na sexta-feira, 29 de junho de 2018, a WK Outsourcing irá participar do evento Mesas TI, promovido pelo Seprorgs, onde será discutido uma tendência mundial que se chama Indústria 4.0.

O que é a Indústria 4.0?

Ela pode ser chamada de Indústria 4.0, Manufatura Avançada, Indústria Inteligente4ª Revolução Industrial ou Automação 4.0. O seu conceito principal é a utilização da tecnologia da informação no processo de manufatura, com o benefício de aumentar a eficiência e autonomia das fábricas, bem como dar escala às customizações.

A primeira revolução industrial foi marcada pela introdução da máquina no processo produtivo, alimentada por água e energia a vapor.

A segunda revolução, pela eletricidade.

Já a terceira, pela tecnologia da informação, a inserção de dispositivos eletrônicos (como computadores e celulares) para automatizar os processos produtivos.

E a quarta revolução industrial que estamos vivendo, veio para implementar a digitalização.

Várias tecnologias possibilitaram que a Indústria 4.0 pudesse nascer. Entre elas podemos citar:

• Dispositivos móveis;

• Cloud computing;

• GPS;

• Espaço cyber-físico;

• Impressora 3D;

• Processamento de um alto número de dados; e

• Internet das coisas (IoT).

Impactos da Indústria 4.0

Depois dos celulares e TV’s inteligentes, agora teremos as fábricas inteligentes. A Indústria Inteligente dá às fábricas o poder de tomar decisões sem intervenção humana.

Além disso, elas serão fisicamente modulares. Para se adaptar de forma flexível às exigências do mercado, será possível reposicionar e expandir módulos individuais dentro das fábricas.

Como não poderia deixar de ser, com a entrada de uma nova tecnologia, haverá um impacto no mercado de trabalho. Algumas funções deixarão de existir, principalmente aquelas com tarefas repetitivas e manuais, e outras surgirão.

Percebe-se então a necessidade de qualificação por parte do profissional, e de recrutamento, seleção e treinamento por parte das empresas.

A linguagem de programação Phyton tem se destacado como uma das mais importantes nesse processo.

A Indústria 4.0 no Brasil

Apesar de ser uma tendência, a Indústria 4.0 ainda caminha a curtos passos no Brasil. Estima-se que aspectos como estrutura, educação e cultura devam se desenvolver para que a quarta revolução industrial tenha grandes avanços nas empresas brasileira.


Você é profissional de TI e está buscando melhorar sua posição mercado? Acesse nossa central de oportunidades e pesquise por vagas com o seu perfil.

Você também pode utilizar o link azul no lado esquerdo da tela central de oportunidades para se cadastrar e ser informado quando o seu perfil for selecionado.


Fontes:
https://www.citisystems.com.br/industria-4-0/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Industria_4.0
https://www.enacom.com.br/blog-post.html?slug=afinal-o-que-e-a-industria-4-0