não colocar no linkedin casca de banana pisar escorregar cair erro errar - Erros Clássicos que você não pode cometer no seu LinkedIn - se queimar no linked, posts para evitar no linkedin, o que você não deve fazer no linkedin, o que não se deve fazer no linkedin, o que não postar no linkedin, o que não fazer no linkedin, o que não deve fazer no linkedin, o que não colocar no linkedin, o que evitar no linkedin, não postar no linkedin, não fazer no linkedin, não colocar no linkedin, linkedin não é twitter, linkedin não é instagram, linkedin não é facebook, evitar no linkedin, erros mais clássicos no linkedin, como não queimar seu perfil no linkedin, como evitar erros no linkedin, coisas para não postar no linkedin

NÃO COLOCAR NO LINKEDIN

Você sabia que erros em seu perfil no LinkedIn podem te desclassificar de um processo seletivo?

Fico nervoso só de pensar de quantos processos nem participei por erros que já cometi, mas tudo bem.

Conversei com as consultoras aqui da WK sobre esse assunto, e elas me contaram sobre os erros mais clássicos que já encontraram no LinkedIn. E hoje trago esse texto para você.

Então se você quer ter um perfil campeão e chamar a atenção de recrutadores, continue lendo para descobrir como evitar esses erros.

O que não colocar no LinkedIn em postagens

LinkedIn não é Facebook.

Essa regra é eterna.

Então evite postar fotos ou conteúdos exclusivos de sua vida pessoal, como:

  • Debate político, esportivo ou religioso;
  • Família;
  • Amigos;
  • Férias;
  • Etc.

Mesmo quando se tratar da sua vida profissional, existem algumas dicas importantes.

Não é recomendado colocar no LinkedIn intrigas ou incentivo ao ódio contra alguma empresa, profissão ou pessoa. Aqui na WK, vemos muitos profissionais reclamando de recrutadores ou processos seletivos que participaram. Nesse caso é mais recomendado fazer um contato diretamente com a empresa e passar um feedback para eles.

Também é preciso buscar um equilíbrio nas postagens: não ser um profissional ausente, nem aquele que posta a todo momento.

Em vez de publicar conteúdos sobre várias áreas diferentes, concentre-se em textos e link’s que tenham relação com seu perfil e seu campo de atuação.

E claro, nunca postar nada não é algo positivo. A rede social possui seu algoritmo para incentivar quem está mais ativo e compartilhando conteúdo, e você não quer ser apenas mais um perfil, não é mesmo?

Siga a WK nas Redes Sociais:

O que não colocar na sua foto do LinkedIn

não colocar no linkedin homem sorrindo terno gravata social roupa profissional - Erros Clássicos que você não pode cometer no seu LinkedIn - se queimar no linked, posts para evitar no linkedin, o que você não deve fazer no linkedin, o que não se deve fazer no linkedin, o que não postar no linkedin, o que não fazer no linkedin, o que não deve fazer no linkedin, o que não colocar no linkedin, o que evitar no linkedin, não postar no linkedin, não fazer no linkedin, não colocar no linkedin, linkedin não é twitter, linkedin não é instagram, linkedin não é facebook, evitar no linkedin, erros mais clássicos no linkedin, como não queimar seu perfil no linkedin, como evitar erros no linkedin, coisas para não postar no linkedin

Volte ao raciocínio do capítulo anterior:

LinkedIn não é Facebook.

Já que é uma rede dedicada a fins profissionais, coloque uma foto profissional. Faça com que ela descreva o seu melhor dia de trabalho.

Veja que tipos de foto não colocar no LinkedIn:

  • Foto com outra(s) pessoa(s);
  • Foto de festa;
  • Foto sem camisa, trajes de banho e outros;
  • Foto de boné ou chapéu;
  • Foto com camisa de time;

Em vez disso, procure utilizar uma foto amigável, com um sorriso, e talvez até com o logo da sua empresa de fundo.

O que não colocar no LinkedIn em seu perfil

não colocar no linkedin quadro giz aula perfeccionismo perfeccionista - Erros Clássicos que você não pode cometer no seu LinkedIn - se queimar no linked, posts para evitar no linkedin, o que você não deve fazer no linkedin, o que não se deve fazer no linkedin, o que não postar no linkedin, o que não fazer no linkedin, o que não deve fazer no linkedin, o que não colocar no linkedin, o que evitar no linkedin, não postar no linkedin, não fazer no linkedin, não colocar no linkedin, linkedin não é twitter, linkedin não é instagram, linkedin não é facebook, evitar no linkedin, erros mais clássicos no linkedin, como não queimar seu perfil no linkedin, como evitar erros no linkedin, coisas para não postar no linkedin

Assim como falei no post sobre como preencher o LinkedIn quando não estiver trabalhando, não preencha o campo título apenas com a informação “Em busca de recolocação”. Portanto, o grande erro é remover a sua área de atuação desse campo tão importante.

Imagine que um recrutador está pesquisando no LinkedIn por alguém da área de Segurança da Informação, e se depara com o seu perfil e também o de outro profissional:

  • Você possui no campo título apenas a frase “Em busca de recolocação”, embora tenha trabalhado como Analista de Segurança;
  • Mas o outro profissional, além de ter o mesmo cargo, possui “Segurança da Informação” no campo título.

O mais provável é que ele apareça na sua frente nos resultados de busca.

Outra dica:

NUNCA COLOQUE “DESEMPREGADO” NO TÍTULO!

O seu desespero será maior que a caixa alta da frase acima.

Outro ponto muito importante é nunca deixar seu LinkedIn desatualizado:

  • Experiências profissionais faltando ou sem as atividades desempenhadas, mudanças de cargo e promoções;
  • Cursos e certificações;
  • Informações bem-vindas que podem estar faltando: trabalhos voluntários, publicações e TCC’s;
  • Eventos do seu histórico profissional sem data ou com data incorreta.

Se você tirar alguns minutos por mês para revisar seu perfil, com certeza encontrará pontos a melhorar, além de erros ortográficos.

Pode parecer óbvio, mas não utilize essa rede profissional para paquera. As pessoas enxergam isso com estranheza, pois não é o ambiente certo.

Por último mas não menos importante, você não deve colocar no LinkedIn adjetivos como dinâmico, proativo, apaixonado, focado, estratégico…

Todo mundo já faz isso, então você acaba ficando igual a todos, ao invés de se destacar.

Além de ser características que você deve demonstrar na prática, elas farão o recrutador criar uma grande expectativa de você. E se essa expectativa não for atendida, você perde muitos pontos.

O que aprendemos hoje

Nunca esqueça disso:

LinkedIn não é Facebook.

Evite debater assuntos polêmicos no LinkedIn, além de não colocar fotos ou conteúdos da sua vida pessoal.

Faça postagens com alguma frequência, para estar sempre presente compartilhando conteúdo da sua área.

Capriche na sua foto, e deixe ela com um ar profissional.

Por fim, atualize seu LinkedIn com frequência, corrija erros ortográficos e evite jargões para inflar o seu perfil.

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s para se desinscrever.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ser recompensado $$$ e ainda ajudar um amigo a conseguir uma vaga de emprego?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.