Não recebi feedback após a entrevista. E agora? 3 dicas de como pedir retorno da entrevista de emprego sem ser chato

dúvida questão posso pedir retorno da entrevista de emprego 1 1232x693 - Não recebi feedback após a entrevista. E agora? 3 dicas de como pedir retorno da entrevista de emprego sem ser chato

RETORNO DA ENTREVISTA DE EMPREGO

“Infelizmente essa vaga já foi preenchida, então iremos ficar com o seu currículo para futuras oportunidades.”

Acho que a única coisa pior do que receber essa mensagem é não receber nenhum retorno da entrevista de emprego que você participou. Não é mesmo?

Mas você não precisa mais sofrer desse mal, porque não há problema nenhum em pedir retorno. Ir atrás do seu feedback é importante para você se sair bem nas próximas entrevistas, ter um melhor desempenho e futuro profissional.

Então continue lendo para conhecer 3 dicas de como pedir feedback da entrevista de emprego.

Posso pedir retorno da entrevista de emprego?

dúvida questão posso pedir retorno da entrevista de emprego 1024x683 - Não recebi feedback após a entrevista. E agora? 3 dicas de como pedir retorno da entrevista de emprego sem ser chato

A resposta para essa pergunta é óbvia: 

SIM

Não existe nenhum problema em pedir retorno da entrevista que você fez numa empresa. Claro, existem alguns cuidados e vou te contar isso nesse texto.

Primeiramente, você pode pedir retorno sem medo porque, em função do volume de trabalho (que todos nós temos), muitas vezes os entrevistadores não conseguem passar o devido feedback a todos candidatos. Então tome essa atitude.

Outro ponto, é que isso demonstra sua vontade de saber o seu desempenho e em evoluir como profissional. Então quando dizem “entraremos em contato para uma futura oportunidade”, você ainda pode estar no radar.

Por fim, no nosso caso, da WK Recursos Humanos como uma consultoria de profissionais de TI, muitos clientes não passam o retorno detalhado da entrevista que fizeram com o candidato. Então não temos como notificá-los com a informação completa.

Ok, você já sabe que não há problema em fazer isso. Mas depois de quanto tempo já pode pedir feedback?

Siga a WK nas Redes Sociais

Quanto tempo devo esperar para pedir retorno da entrevista de emprego?

rua pessoas plano geral calendário quanto tempo esperar para pedir retorno da entrevista de emprego 1024x684 - Não recebi feedback após a entrevista. E agora? 3 dicas de como pedir retorno da entrevista de emprego sem ser chato

Como você deve imaginar, essa resposta depende.

As empresas costumam passar retorno entre 1 e 3 semanas após a entrevista, mantendo uma média de 2 semanas para lhe contatar de volta.

Então, se já faz quase 3 semanas que você compareceu na empresa e ainda não teve seu feedback (seja positivo ou negativo), pode estar na hora de fazer um contato.

Fique atento aos momentos finais da entrevista, pois os entrevistadores costumam informar em quanto tempo passam retorno. Isso é importante para não cometer a gafe de pedir um feedback apenas alguns dias após a entrevista, sendo que você foi avisado de que levaria pelo menos duas semanas.

Mas agora, qual meio usar para pedir o feedback?

Peço o feedback por telefone ou e-mail?

como pedir retorno da entrevista de emprego telefone email carta 1024x683 - Não recebi feedback após a entrevista. E agora? 3 dicas de como pedir retorno da entrevista de emprego sem ser chato

Aqui existem duas dicas principais de como escolher a forma de contato:

  1. Seja o menos invasivo(a) possível;
  2. Use a forma de contato já utilizada com a empresa.

É possível considerar o e-mail como uma forma menos invasiva do que uma ligação. Então comece pedindo por email e, se não receber uma resposta em alguns dias, faça uma tente um contato por telefone.

Aqui na WK, costumamos manter contato com os profissionais via Whatsapp. Nesse caso, não vemos problema em receber um Whats do candidato pedindo retorno da entrevista. Mas lembre-se: faça isso apenas se você já conversava com o entrevistador assim.

Outras empresas podem preferir conversar com os candidatos via Skype ou Hangouts.

Isso nos leva à nossa dica WK:

#DicaWK: Use o momento final da entrevista

Sabe aquele momento em que o entrevistador pergunta:

“Você ficou com alguma dúvida?”

Aproveite e questione em quanto tempo eles costumam passar um retorno da entrevista.

Assim você evita aquela ansiedade infinita de ficar aguardando seu feedback.

Você também pode ver outro conteúdo aqui do blog para saber o que perguntar numa entrevista de emprego nesse momento final.

Relembrando…

Não tem nenhum problema em pedir retorno da sua entrevista de emprego, apenas tome alguns cuidados para fazer da forma correta.

Espere um tempo razoável para pedir o feedback, isso pode ser de 1 a 3 semanas, ou o tempo que o entrevistador lhe informar.

Prefira utilizar e-mail para fazer esse pedido. E opte pela ligação apenas se não receber uma resposta.

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s que não vamos mais enviar.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ajudar um amigo a dar um up na carreira e ainda ser recompensado?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK