Tecnologia e Diversidade: conheça o coletivo AfroPython que nasceu em Porto Alegre e está ganhando o Brasil



TECNOLOGIA E DIVERSIDADE

No dia 30 de abril de 2019, Felipe subiu no palco da PyCon, maior conferência de Python do mundo, ocorrida em Cleveland/Ohio (EUA).

Seu objetivo? Divulgar o projeto AfroPython, um coletivo que nasceu em Porto Alegre e busca empoderar pessoas negras dentro da TI.

Não é de hoje que tecnologia e diversidade são assuntos muito falados. Então, nós da WK ficamos interessados em conhecer mais sobre esse projeto. E para isso, conversamos com a Brandy, integrante do projeto AfroPython.

afropython tecnologia e diversidade 300x243 - Tecnologia e Diversidade: conheça o coletivo AfroPython que nasceu em Porto Alegre e está ganhando o Brasil - tecnologia negra, tecnologia e inclusão social desafios para a sociedade da informação, tecnologia e inclusão social a exclusão digital em debate, tecnologia e inclusão social, tecnologia e diversidade cultural, tecnologia e diversidade, tecnologia afrodescendente, representatividade das pessoas negras, racismo, python, programador, programação, preconceito racial, oficina de programação, o mundo das organizações globalização tecnologia diversidade e ética, mercado de trabalho, linguagem de programação, inclusão profissional, empoderamento, diversidade cultural na tecnologia, discriminação racial, desenvolvedor, ascensão profissional, afropython, afro

Tecnologia e Diversidade: o que é o AfroPython?

O Afropython é um coletivo que tem o objetivo de empoderar pessoas negras dentro da área da tecnologia.

Tudo começou com 5 pessoas sonhadoras planejando um evento que ocorreu em novembro de 2017. Mesmo não sendo a intenção, mais pessoas foram agregadas e foi se tornando algo maior.

O objetivo inicial do coletivo, que não possui um escritório ou local físico, era fazer apenas um evento de Python para pessoas negras. Hoje eles realizam eventos itinerantes sobre diversos assuntos, como:

  • Relação de pessoas afrodescendentes com o dinheiro;
  • Empreendedorismo e feminismo negro;
  • Como se inserir na área da segurança da informação, realizado na Fadergs no centro de Porto Alegre;
  • Ciberativismo, pessoas que desenvolveram soluções tecnológicas para problemas sociais.

Siga a WK nas Redes Sociais:

De forma geral, os eventos se dividem em palestras que abordam tanto o lado técnico, quanto o social; e oficinas de programação, que nesse caso possuem a linguagem Python como assunto predominante.

As palestras são meetups mensais que ocorrem sempre em lugares diferentes. Como exemplo, as empresas DB Server e Thoughtworks já foram sede desses eventos. Isso é ótimo para divulgar o projeto entre as empresas de tecnologia.

As oficinas já ocorreram também na quadra da escola de samba em Viamão e na Restinga.

Alguns casos de empresas famosas, de como tecnologia e diversidade vêm se tornando um assunto em pauta, é a Nubank e a Rock Content. Em todas as suas comunicações, é possível perceber a valorização de várias etnias, gêneros e estilos.

Como é morar fora do Brasil? 3 dicas de quem já foi para o exterior

Propósito e motivo de orgulho

Brandy conta que fazer parte da comunidade AfroPython traz uma grande sensação de trabalhar com propósito. Isso se resume quando eles ensinam algo para alguém em eventos ou oficinas, ou seja, geram transformações positivas.

Certa vez, uma pessoa compareceu a um evento e levou o seu sobrinho, o qual confessou mais tarde que descobriu a área que gosta de trabalhar. A partir disso, começou a fazer cursos na área de programação e se encontrou profissionalmente.

Outro exemplo são os profissionais que se sentiam estagnados trabalhando na área de suporte e conseguiram ser promovidos, após encontros e oficinas do AfroPython.

Além disso, os eventos são espaços de acolhimento para pessoas que sentem falta de conversar sobre tecnologia e diversidade. Alguns dos orientadores dos eventos são negros, algo que fortalece a representatividade no setor.

propósito união pessoas negras afropython tecnologia e diversidade 2 1024x683 - Tecnologia e Diversidade: conheça o coletivo AfroPython que nasceu em Porto Alegre e está ganhando o Brasil - tecnologia negra, tecnologia e inclusão social desafios para a sociedade da informação, tecnologia e inclusão social a exclusão digital em debate, tecnologia e inclusão social, tecnologia e diversidade cultural, tecnologia e diversidade, tecnologia afrodescendente, representatividade das pessoas negras, racismo, python, programador, programação, preconceito racial, oficina de programação, o mundo das organizações globalização tecnologia diversidade e ética, mercado de trabalho, linguagem de programação, inclusão profissional, empoderamento, diversidade cultural na tecnologia, discriminação racial, desenvolvedor, ascensão profissional, afropython, afro

Evento de aniversário do AfroPython: Tecnologia e Diversidade

Em novembro de 2018, teve o último grande evento realizado na PUCRS, celebrando o 1º ano de vida. Além de o evento estar lotado e perto de um polo tecnológico muito forte, existe um grande significado pelo fato de aquele lugar estar ocupado por pessoas negras.

Neste ano, o evento de aniversário promete ser igual ao do ano passado (ou maior). Inicialmente, é aberto um formulário para instrutores, e em seguida outro formulário é lançado para quem quiser participar do evento.

Algumas pessoas não podem se deslocar até o local, então o coletivo procura custear o transporte delas.

Evolução

Um projeto que começou pequeno, com apenas 5 pessoas querendo fazer um evento em Porto Alegre, já está tomando proporções nacionais.

O AfroPython está se expandindo para o nível Brasil com a criação de outros núcleos em cidades como:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Recife
  • Belo Horizonte
  • Salvador

Outro grande triunfo foi quando um dos fundadores, Felipe, participou em 2019 da PyCon, a maior conferência de Python do mundo que ocorreu em Cleveland/Ohio (EUA). Lá, ele divulgou o coletivo AfroPython e contou sobre sua experiência relacionando tecnologia e diversidade.

Futuramente, estão planejando fazer oficinas não só de Python, mas ainda de UX e outros temas.

wk outsourcing recursos humanos afropython tecnologia e diversidade - Tecnologia e Diversidade: conheça o coletivo AfroPython que nasceu em Porto Alegre e está ganhando o Brasil - tecnologia negra, tecnologia e inclusão social desafios para a sociedade da informação, tecnologia e inclusão social a exclusão digital em debate, tecnologia e inclusão social, tecnologia e diversidade cultural, tecnologia e diversidade, tecnologia afrodescendente, representatividade das pessoas negras, racismo, python, programador, programação, preconceito racial, oficina de programação, o mundo das organizações globalização tecnologia diversidade e ética, mercado de trabalho, linguagem de programação, inclusão profissional, empoderamento, diversidade cultural na tecnologia, discriminação racial, desenvolvedor, ascensão profissional, afropython, afro

AfroPython

Tecnologia e diversidade estão em alta há bastante tempo, e sempre é bom relembrar a importância desse assunto.

Para participar, você tem que ficar ligado nas redes sociais do coletivo:

Para os próximos meses, está programado um evento no Poatek.

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s para se desinscrever.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ser recompensado $$$ e ainda ajudar um amigo a conseguir uma vaga de emprego?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,