Como fazer uma Descrição de Perfil Profissional no LinkedIn (campo Resumo)

Descrição do Perfil no LinkedIn

“Foi tudo muito estranho.

Ao chegar na loja, o vendedor perdeu cerca de 30min apenas desmontando alguns computadores e me mostrando o chipset de cada um.

Após isso, perguntei: mas e memória RAM, processador, HD… você tem essas informações?

Ah, era isso que você queria saber? Ele respondeu.”

Por que um vendedor mostraria primeiro as configurações que as pessoas menos buscam em uma máquina em vez de falar de cara memória RAM, processador e HD?

Você deve estar se perguntando qual a relação disso com a descrição do perfil no LinkedIn, e as duas situações são bem parecidas.

Se um(a) recrutador(a) entra no seu perfil do LinkedIn, por que você o obriga a ler tooodo seu histórico, ao invés de resumir tudo e poupar o trabalho dele? Ele só irá ler o restante do seu perfil se o resumo for atraente.

Se você quer encantar os recrutadores com seu perfil no LinkedIn e receber mais oportunidades, continue lendo para saber como preencher um dos campos mais importantes dessa rede social.

O que deve contar o campo Resumo do LinkedIn

Para não precisar ler o perfil completo de todos os candidatos (isso sem falar dos currículos de 5 PÁGINAS), existe o campo Resumo no LinkedIn, para você mostrar a visão geral da sua vida profissional.

Então, existem alguns itens importantes que devem estar presentes:

Áreas, tecnologias, linguagens e habilidades

Deixe bem claro quais são a(s) sua(s) área(s) de atuação. Você pode destacar:

  • Infraestrutura (banco de dados, redes)
  • Desenvolvimento (mobile, web, desktop)
  • Análise de Negócios
  • Análise de Sistemas
  • Gestão ou coordenação
  • Engenharia
  • Design
  • Servidores (Windows, Linux)
  • Entre outros

Aproveite, e dê uma especificada na sua experiência. Em vez de “Desenvolvedor Mobile“, escreva “Desenvolvedor Android em aplicativos de controle financeiro“.

Se a sua área é Desenvolvimento, aproveite e coloque no campo Resumo do LinkedIn com quais linguagens você trabalha.

Ah, e se você tiver inglês, também pode informar. Coloque o nível (básico, intermediário, avançado ou fluente) para cada habilidade (escrita, leitura ou conversação).

Tempo de experiência

Enriqueça mais ainda a descrição do seu perfil incluindo o tempo de experiência em cada cargo, linguagem e área.

A denominação júnior, pleno e sênior é bem conhecida no mercado, e você pode e deve utilizá-la a seu favor.

Um ótimo exemplo é “Analista Telecom Júnior (1 ano de experiência)“.

Erros Clássicos que você não pode cometer no seu LinkedIn

As 3 formas de procurar emprego no LinkedIn

Resultados positivos

Além de descrever suas habilidades, destaque as vitórias que já teve. Isso inclui:

  • Efetivações;
  • Promoções de cargo;
  • Situações difíceis que você superou (e como superou);
  • Equipes que liderou;
  • Abertura de empresa;
  • Preparação de eventos;

E grandes resultados em geral, tanto financeiros, quanto profissionais.

Siga a WK nas Redes Sociais

Como montar a descrição do Perfil no LinkedIn: Dicas extras

Depois que você definiu o que irá escrever no campo resumo do LinkedIn, está na hora de saber como escrever.

Então, veja essas dicas para deixar o seu resumo profissional mais amigável.

Tópicos

Essa é uma ótima forma de organizar qualquer texto.

Quando você for citar vários itens, transforme todos eles em tópicos, em vez de separar por vírgulas. Além de ficar mais organizado, é uma forma de deixar o texto mais dinâmico, após parágrafos e mais parágrafos.

Veja um exemplo:

Experiência em: HTML, CSS, JS, PHP, Java, .NET

E agora esse:

  • HTML
  • CSS
  • JS
  • PHP
  • Java
  • .NET

Qual dos dois parecem melhor de se ler?

Como Preencher o LinkedIn quando não estiver Trabalhando

Deixe o medo de mudar de emprego para trás com essas dicas #LinkedIn

Como pedir Recomendação no LinkedIn

Forma textual

Outras partes do seu resumo profissional no LinkedIn deverão ficar no modo textual mesmo. Mas mesmo assim, separe em parágrafos curtos para não deixar a leitura pesada.

Não utilize mais de 3 linhas para falar de cada área de atuação, por exemplo.

E também escreva da sua experiência mais recente para a mais antiga.

Palavras-chave

E para fechar com chave de ouro, utilize palavras-chave para mencionar cada habilidade.

E lembre-se de que cada uma delas representa um certo nível. Veja:

  • Especialista: quando você domina alguma área (sênior);
  • Experiência/atuação: já teve algum contato com aquele conhecimento (pleno);
  • Vivência: pouca experiência com alguma tecnologia (júnior);
  • Conhecimento: é bom utilizar para áreas que você já estudou mas ainda não atuou na área;
  • Participação: já passou por aquela experiência, porém não foi a peça principal. Utilize para eventos e projetos;
  • Graduado/graduando/mestre/mestrando/doutor/doutorando: utilize quando for mencionar algum curso;
  • Sólidos(as): use essa palavra para intensificar uma experiência.

Se essa lista ficou um pouco confusa, fique tranquilo, veja agora como seria uma aplicação dela e de todas as dicas anteriores em um perfil de LinkedIn.

Template de Resumo Profissional para o LinkedIn

Veja agora, um exemplo de Resumo Profissional para o LinkedIn que você pode utilizar, se fizer as devidas adaptações à sua realidade.

Perceba que, ao terminar de ler, a sensação é de ter lido realmente um resumo, ou seja, você captou o geral da vida profissional daquela pessoa sem muitos detalhes:

Iniciei como assistente, e hoje sou desenvolvedor web pleno (3 anos de experiência) na empresa XYZ com as seguintes linguagens:

– HTML
– PHP
– CSS

Experiência de 5 anos como especialista em engenharia da computação na empresa ABC.

Ganhador do prêmio “Desenvolvedor do Ano” na empresa MNO em que trabalhei por 3 anos.

Sólidos conhecimentos em arquitetura de redes.

Graduando de ciência da computação.

Inglês intermediário para leitura, escrita e conversação.

Relembrando…

Informe no campo resumo do LinkedIn suas principais áreas de atuação, linguagens de desenvolvimento que utiliza, seu nível e tempo de experiência em cada uma delas.

Exalte as grandes conquistas, assim como a cereja do bolo.

Utilize tópicos e escreva parágrafos curtos para facilitar a leitura de quem estiver recrutando você.

Use as palavras-chave para que os recrutadores entendam o seu nível em cada habilidade, bem como para tornar o texto mais profissional.

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

[mc4wp_form id=”5625″]

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s que não vamos mais enviar.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ajudar um amigo a dar um up na carreira e ainda ser recompensado?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.