Procurar emprego mesmo estando empregado: como fazer e cuidados para não manchar seu currículo no mercado

homem preto e branco pensamento reflexão introspecção meditar procurar emprego mesmo estando empregado 624x451 - Procurar emprego mesmo estando empregado: como fazer e cuidados para não manchar seu currículo no mercado

PROCURAR EMPREGO MESMO ESTANDO EMPREGADO

Você está trabalhando, mas descontente com a situação atual. Seja por:

  • Salário desvalorizado;
  • Cargo estagnado;
  • Promoções internas recusadas;
  • Chefe autoritário demais;
  • Não aceitarem sugestões suas;
  • Poucos ou nenhum desafio;
  • Entre outros…

Tudo bem, pois as empresas possuem problemas. Todos já passamos por situações assim, e é hipocrisia dizer que está tudo bem e que não merecemos uma situação profissional melhor.

Mas e agora? Devo procurar emprego mesmo estando empregado?

Isso com certeza já passou pela cabeça de vários profissionais, e na TI não poderia ser diferente. Mas saiba que não há nenhum problema com isso, então não deixe o fato de estar empregado atrapalhar sua evolução e seu sucesso profissional.

Para tudo há um jeito na vida, mas nesse caso existem alguns cuidados especiais para não manchar seu currículo no mercado.

Se você quer procurar emprego mesmo estando empregado, continue lendo para ver as dicas que separei para você.

Por que você quer procurar emprego mesmo estando empregado?

homem preto e branco pensamento reflexão introspecção meditar procurar emprego mesmo estando empregado 1024x741 - Procurar emprego mesmo estando empregado: como fazer e cuidados para não manchar seu currículo no mercado

Essa é a hora de você sentar e se perguntar “por que estou descontente?”. Responda essa pergunta da forma mais sincera possível, para descobrir como virar essa situação.

Pegue esses pontos e converse com o seu gestor ou tente descobrir sozinho se é possível mudar isso na empresa atual. Muitas vezes, uma conversa dentro da própria empresa é suficiente para encontrar uma solução.

Se nada disso adiantar, então decida procurar novas empresas que possam entregar aquilo que está faltando para sua carreira. Porém, existem alguns cuidados.

Siga a WK nas Redes Sociais

O que NÃO fazer ao procurar emprego

sinal aviso alerta cuidado afaste se procurar emprego mesmo estando empregado 1024x902 - Procurar emprego mesmo estando empregado: como fazer e cuidados para não manchar seu currículo no mercado

Primeiro de tudo, seja discreto na busca por uma nova oportunidade. E existem várias formas de não chamar a atenção nesses momentos.

Procure não alertar que você quer procurar emprego mesmo estando empregado. Infelizmente você corre o risco de ser demitido, se a sua empresa descobrir.

Outra dica é não fazer muitas saídas por motivo pessoal quando precisar ir a uma entrevista. Prefira fazê-las antes ou depois do expediente, ou até durante o horário de almoço.

Ok, você já se resguardou na sua empresa atual. Agora, as dicas serão sobre a sua busca. Comece tomando cuidado com o LinkedIn: não atualize todo seu perfil da noite para o dia.

Dependendo do que você ajustar, suas conexões recebem notificações. E todos sabem (ou pelo menos supõem) que quem atualiza todo o seu LinkedIn, e em pouco tempo, quer atrair recrutadores. Então faça isso aos poucos.

E quando estiver em uma entrevista, não esconda que está empregado, além de NÃO FALAR MAL da sua empresa atual (nem das anteriores). É preciso escolher bem as palavras para responder por que você está buscando uma nova vaga.

Como falei, não há nenhum problema em procurar emprego mesmo estando empregado. Agora, entenda o porquê disso.

Porque é normal procurar emprego mesmo estando empregado

entrevista de emprego trabalho formal mulher feliz sorriso procurar emprego mesmo estando empregado 1024x682 - Procurar emprego mesmo estando empregado: como fazer e cuidados para não manchar seu currículo no mercado

Os consultores de RH sabem que a maioria dos profissionais estão empregados, então é normal realizar entrevistas com pessoas que já estão recolocadas.

Agora pense por outro lado: se um profissional tiver um bom perfil, mas não estiver empregado, o que há de errado com ele? Isso gera desconfianças por parte do RH.

Aqui na WK, sabemos que a maioria dos profissionais de TI estão trabalhando. E por isso flexibilizamos o processo de entrevista, fazendo por Skype ou ligações via Whatsapp.

Sem contar que a grande maioria dos profissionais que recebem propostas de recrutadores estão trabalhando, e apenas uma minoria está desempregada.

Relembrando…

Defina o que está levando você a procurar uma nova oportunidade, ou seja, o que a empresa atual não lhe proporciona.

Seja discreto na sua busca, e prefira marcar entrevistas fora do horário de expediente.

Atualize seu perfil do LinkedIn aos poucos, e NUNCA FALE MAL de alguma empresa que já trabalhou, mesmo que ela não lhe atenda.

E fique tranquilo, não há nada de errado em procurar emprego mesmo estando empregado.

Obrigado pela sua leitura.

Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:

Não se preocupe com spam, também odeio eles.

Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s que não vamos mais enviar.

Um grande abraço.

Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:

Você quer ajudar um amigo a dar um up na carreira e ainda ser recompensado?

Então conheça nosso programa Indicação Premiada.

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
LINKEDIN
INSTAGRAM
FACEBOOK