6 sinais de que sua entrevista de emprego pode ter sido um sucesso

homem comemorando sinais entrevista de emprego sucesso - 6 sinais de que sua entrevista de emprego pode ter sido um sucesso

SINAIS DE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO DE SUCESSO

Você está com dúvida se acabou de fazer uma entrevista de emprego de sucesso, ou se vai ouvir mais uma vez a frase “vamos ficar com seu currículo para futuras oportunidades”? É uma dúvida cruel.

Isso acontece praticamente com todo mundo. Primeiro porque uma entrevista de emprego é um momento de grande importância na sua vida profissional. Além disso, não é muito fácil interpretar algo subjetivo.

Por isso, nós da WK reunimos alguns sinais que você pode usar para perceber se o recrutador gostou de você.

Sinais de que a entrevista de emprego foi um sucesso

homem comemorando sinais entrevista de emprego sucesso 1024x886 - 6 sinais de que sua entrevista de emprego pode ter sido um sucesso

Você foi apresentado a líderes, colegas e/ou instalações da empresa

Se você foi apresentado para alguém com cargo de liderança (principalmente se não for na primeira entrevista), é um bom indício. Exceto se isso faz parte do processo para todos os candidatos.

Caso tenha conhecido supervisores, gerentes e diretores, isso pode ser um sinal encorajador.

Da mesma forma, conhecer os possíveis futuros colegas é importante, pois o gerente poderá pedir um feedback sobre você para eles.

Tudo isso não seria feito, se o seu perfil não se encaixasse com a vaga.

O recrutador se aprofundou nas suas respostas

pessoas entrevista escritório sinais entrevista de emprego sucesso 1024x683 - 6 sinais de que sua entrevista de emprego pode ter sido um sucesso

Se o assunto das perguntas mudava muito rapidamente, como se você estivesse apenas preenchendo um formulário, isso pode ser um mau sinal. Uma entrevista de emprego não se resume apenas em perguntas pré-definidas.

Por outro lado, se o entrevistador acompanhou seu raciocínio, fez perguntas mais profundas e o encorajou a falar, isso pode ser um sinal de que a entrevista foi um sucesso.

Houve equilíbrio no tempo de fala de cada um

Se você ficou com a impressão que falou demais, ou ouviu demais, é bom ficar atento.

O ideal é que tudo tenha ocorrido como uma conversa, e não um discurso de um lado ou de outro.

A entrevista foi mais longa do que o esperado

Muitas variáveis podem interferir no tempo de entrevista.

Cargos mais seniors ou de liderança podem exigir mais tempo de conversa, diferente de posições de estágio e assistentes.

Além disso, nada impede que uma conversa curta de 15 minutos seja o suficiente para você conhecer a empresa e vice-versa.

Mesmo assim, é bem improvável que uma entrevista de 1 hora ou mais, onde é possível conversar sobre vários assuntos, seja pouco produtiva. Isso significa que uma empresa apenas se prolonga em uma entrevista de emprego com algum profissional que estejam interessados.

O recrutador deixou bem claro quais os próximos passos do processo seletivo

Quando a entrevista acabou, o entrevistador fez questão de dizer quando te enviaria um e-mail, teste técnico ou algo nesse sentido? Ótimo sinal.

É bem comum o recrutador deixar claro todo o processo seletivo para os candidatos, mesmo assim considere-se na disputa se isso aconteceu com você.

Isso também pode ajudar a empresa a se manter na mente do profissional, fazendo ele descartar outras propostas de emprego.

Esse sinal não vale para quando você ouve “entraremos em contato em breve” de forma genérica.

O recrutador continuou questionando mesmo no momento da despedida

Um belo sinal de uma entrevista de emprego de sucesso é quando você já estava em pé se despedindo, e a conversa continua “empresa a fora”.

Isso não aconteceria, se o entrevistador tivesse se convencido de que você não tem o perfil para a vaga já durante a entrevista de emprego.

Recapitulando…

Esses podem ser bons sinais de que sua entrevista de emprego foi um sucesso:

  1. Você foi apresentado a líderes, colegas e/ou instalações da empresa
  2. O recrutador se aprofundou nas suas respostas
  3. Houve equilíbrio no tempo de fala de cada um
  4. A entrevista foi mais longa do que o esperado
  5. O recrutador deixou bem claro quais os próximos passos do processo seletivo
  6. O recrutador continuou questionando mesmo no momento da despedida